sexta-feira, 13 de maio de 2011

Origami - Um Pouco de História


Origami é uma palavra de origem japonesa derivada de ORU (=dobrar) e KAMI (=papel).
Surgiu na Ásia, não se sabe precisamente onde e quando.
Como o papel foi uma invenção chinesa, o mais provável é o que o Origami tenha tido sua origem na China.
Há registros de que, inicialmente, era utilizado em cerimônias religiosas, na decoração de templos, e, também, de que era praticado por samurais.
Dizem que monges budistas chineses levaram o papel e o Origami para o Japão, que se encarregou de desenvolver e difundir a delicada arte de dobrar papéis, uma tradição passada de geração em geração.
Foi trazido para o Ocidente pelos espanhóis, que o receberam dos mouros.
Muito praticado no Japão por homens e mulheres de todas as idades, o Origami é, inclusive, ensinado às crianças nas escolas.
Atualmente, há pessoas de todo o mundo que se dedicam ao Origami. Muitas se reúnem em grupos e associações, com o objetivo de desenvolver técnicas e trocar conhecimentos.
É utilizado como passatempo, na decoração de festas, vitrines e ambientes, e como instrumento terapêutico e pedagógico, já que desenvolve a atenção, a coordenação motora, a paciência, a concentração, o raciocínio lógico e fortalece a auto-estima.
São vários os tipos de Origami, mas o mais comum é aquele desenvolvido a partir de um quadrado de papel, somente com dobras, sem cortes e/ou cola.
Sortidos

Que nossas vidas tenham mais vida, mais flores e mais cores!