sexta-feira, 3 de junho de 2011

Flores - Presente que Enriquece a Alma

Amo dobrar flores de Origami! A última que aprendi foi a flor de "Coletto". Vibrei quando vi a primeira brotar de minhas mãos.

Flores são sempre um bálsamo para a alma, mesmo quando são de papel.

Muitas flores para todos!

Flor de "Coletto"

TSURU – O Pássaro da Paz


O Origami mais conhecido é o do TSURU (grou), ave considerada sagrada na Ásia.
Há uma lenda segundo a qual, quando se espera alcançar algum objetivo, principalmente relativo à saúde, deve-se dobrar mil TSURUS, depositando em cada um muita fé e confiança no êxito. Por conta disso, no Japão, doentes costumam ser presenteados com embalagens contendo mil quadrados de papel.
É famosa a história da japonesinha Sadako, que, doente em virtude da radiação a que foi exposta por conta da bomba de Hiroshima, recebeu a visita de uma amiga, que lhe contou a lenda dos mil TSURUS. Passou, então, a dobrar pássaros de papel, sonhando com sua recuperação. Porém, quando já estava prestes a concluir seu intento, a doença acabou por tirar-lhe a vida. Seus colegas dobraram os pássaros restantes e os enterraram com ela.

Na Praça da Paz, em Hiroshima, há um monumento em homenagem a Sadako.
A figura do TSURU representa paz, saúde, felicidade, longevidade, sorte e sucesso. Por isso, ganhar um TSURU de papel no dia do aniversário é muito auspicioso.
TSURUS de Origami são usados na decoração de casamentos e como lembrança de aniversário e de nascimento.
No Japão, é marcante a presença em monumentos de TSURUS de papel agrupados em cordões.
O TSURU é conhecido mundialmente como “o pássaro da paz”.
Paz para o mundo!