quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Origami em Curitiba

Em passagem por Curitiba, fomos conhecer a Praça do Japão, justamente em um dia muito especial, 06 de agosto, em que estava sendo realizada uma Oficina de Origami pela Paz Mundial, da qual tivemos o privilégio de participar.

No dia 06 de agosto de 1945, Hiroshima foi atingida pela primeira das duas bombas atômicas lançadas sobre o Japão no fim da Segunda Guerra.

Na Oficina de Origami, simpáticas descendentes de japoneses ensinavam interessados a dobrar TSURUS coloridos.

A Praça do Japão é linda. Aliás, Curitiba é uma Cidade linda, limpa e arborizada. São muitos parques e praças, onde se pode caminhar com uma enorme sensação de segurança. Pelo menos, foi isso que senti.

Foi muito bom ter participado daquele singelo ato junto com pessoas que, mesmo não tendo vivido pessoalmente o dramático episódio ocorrido em seu País, são filhas, netas, bisnetas, parentes, daqueles que lá viviam na época.

É uma bela e surpreendente lição: em troca da agressão incomensurável que receberam do Ocidente, oferecem-nos paz em forma de pássaros coloridos de papel.

Povo admirável o japonês, que, com muito trabalho, força de vontade e disciplina, tem lutado e superado grandes e devastadoras tragédias.

O ataque ocorrido no Japão em 1945 é, sem dúvida, uma das piores páginas da História, da qual deveremos nos envergonhar sempre.

Que a paz que vivi naquele dia 06 de agosto passado se espalhe e seja sentida e vivida por cada ser.

Obrigada aos responsáveis pelo belo momento!










 

Nenhum comentário: